terça-feira, 26 de maio de 2009

Desenvolvimento pessoal - Princípio de liderança: Compromisso

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.1,2)

A liderança eficiente brota do compromisso com as coisas certas. Como seguidores de Cristo, o nosso compromisso mais importante é com Deus. Todo sucesso verdadeiro (e eterno) que experimentamos vai fluir desse compromisso.
O apóstolo Paulo nos desafia, em nome do Senhor, a nos comprometermos com Deus. A palavra "portanto" (v. 1) aponta para tudo que o apóstolo escreveu nos primeiros 11 capítulos da carta. Em vista da misericórdia de Deus, que nos justifica, santifica e um dia vai nos glorificar, devemos nos entregar como sacrifício vivo a ele. Em outras palavras, devemos permitir que a misericórdia de Deus realize essa obra adicional na nossa vida. Devemos deixar que ela nos conduza ao compromisso absoluto.
A palavra "oferecer" implica que esse ato, como o voto de casamento, ocorre uma só vez. Pode ser renovado, mas em determinado momento da vida precisamos ser motivados pela misericórdia de Deus para nos dedicar a ele. Quando esse ato de entrega ocorre, os nossos talentos e sonhos são dedicados aos propósitos dele. E quanto mais nos entregarmos a ele, tanto mais ele vai nos abençoar e usar.
Você se comprometeu completamente com Cristo? Se não o fez, pense seriamente sobre isso. Se você é um seguidor dedicado a Jesus, talvez esteja na hora de renovar esse compromisso.

Compromisso - Quem é Deus

Qual é a base da segurança e do significado na vida? A segurança está relacionada com o compromisso, e o significado com a duração de algo. Deus nos diz que ele está comprometido com todas pessoas que estão em Cristo e que o nosso relacionamento com ele vai durar eternamente. Jeremias 31.31-36 nos traz a aliança do compromisso que Deus fez com o seu povo.

Compromisso - Quem sou eu

Os relacionamentos qualitativos estão fundamentados na rocha do compromisso, não nas areias movediças dos sentimentos e das emoções. Deus nos chama para sermos um povo do compromisso, primeiramente com ele e depois com os outros. Podemos estudar em Josué 24.14-27 as palavras de despedida de um homem cuja vida inteira foi marcada pelo compromisso.
Josué disse aos israelitas que, mesmo que escolhessem não servir ao Senhor, ainda assim não estariam isentos do serviço. Se não servimos ao Criador, inevitavelmente serviremos a alguma parte da criação. Mas os deuses do sucesso, da posição social e das posses são capatazes cruéis e jamais nos dão a satisfação profunda que prometem. Somente Deus é digno de nosso compromisso. E, se nosso maior comprometimento for direcionado a qualquer outra coisa, estaremos cometendo adultério. Fomos criados para servir a Deus e encontrar nele nossa satisfação mais profunda. Assim, na melhor das hipóteses, teremos o coração partido se tentarmos jogar segundo dois regulamentos e quisermos servir a dois senhores (Lc 16.13).
Muitos seguiam a Jesus por mera curiosidade. Outros estavam convictos das verdades que ele ensinava, mas poucos estavam de fato comprometidos com ele. Quando seus seguidores não comprometidos começaram a abandoná-lo por causa das palavras duras que dissera, Jesus voltou-se para os Doze e perguntou se também queriam abandoná-lo. Embora seja duvidoso que tenham entendido melhor que os desertores o que Jesus dissera, eles perceberam que, uma vez firmado o compromisso com o Senhor, não há mais volta (Jo 6.60-69). Como discípulos de Cristo, somos chamados a permanecer comprometidos com ele mesmo quando não somos capazes de entendê-lo.
Como líder temente a Deus, você é "testemunha contra você mesmo de que escolheu servir ao Senhor" (v.22; adaptado para o singular). Você já analisou os efeitos desse compromisso em sua vida? Seu nível de compromisso com o Senhor está condicionado à compreensão do que ele está fazendo em sua vida? O convite ao compromisso é um chamado à vigilância constante, a fim de que os padrões desse compromisso sejam mantidos e entendidos. Por mais que se apresentem desvios ao líder temente a Deus, ele precisa manter o foco no serviço ao Senhor.

Compromisso - Como funciona

Como será que os líderes formam e mantêm liderados comprometidos? como, em alguns casos, nós nos comprometemos a ponto de pagarmos o alto preço do sucesso? Deus sabe como, e o profeta Habacuque (Habacuque 3.17,18) nos da um exemplo da verdade fundamental do compromisso orientado para Deus.

Compromisso - O que fazer

De que forma o compromisso se expressa na vida do líder, e como podemos demonstrá-lo na prática? Analisemos o padrão de compromisso de Jesus em Mateus 16.24-26:
Jesus está se dirigindo aos discípulos, mas suas palavras nos chamam a atenção ainda hoje. Cristo deixa bem claro que exige compromisso total de seus seguidores. Se não entregarmos tudo, perderemos tudo. Para o líder cristão, esse compromisso deve ser mantido até o final da caminhada aqui na terra.
O inspirado conferencista Og Mandino explica a necessidade do compromisso a longo prazo. Segundo ele, uma das dez causas comuns do fracasso é "desistir muito cedo". Mandino conta a história de Raphael Solano e seus companheiros, que estavam procurando diamantes no leito seco de um rio. Desanimados, Solano alegou ter apanhado 999.999 pedras e por isso estava desistindo. Mas um de seus companheiros disse: "Apanhe mais uma e complete 1 milhão". A milionésima pedra era o Liberator, o maior e mais puro diamante jamais encontrado. Mandino escreve: "Creio que [Solano] deve ter sentido uma alegria muito superior à satisfação financeira. Ele havia estabelecido seu curso de ação. As probabilidades eram mínimas, porém ele perseverou e obteve êxito. Ele fez somente o que se propusera fazer - o que já é uma recompensa em si mesmo - mas insistiu apesar do provável fracasso e da incerteza" (extraído de: A Universidade do sucesso, Rio de Janeiro: Record, 2002.)
Jesus desafiou seus seguidores a tomarem sobre si a cruz e segui-lo. Ele sabia melhor que ninguém que o grande prêmio é escorregadio e difícil de conquistar. Mas também sabia que o compromisso total é bastante para alcançá-lo. Tanto na vida cristã quanto no envolvimento com a organização, o compromisso total e completo do líder com a causa facilita o sucesso.

Texto para memorizar: Jó 11.13-15

"Contudo, se você lhe consagrar o coração e estender as mãos para ele; se afastar das suas mãos o pecado e não permitir que a maldade habite em sua tenda, então você levantará o rosto sem envergonhar-se; será firme e destemido."

(extraído do estudo "Princípio de Liderança: Compromisso" da "Bíblia do Executivo")


Que a paz do Senhor e a graça de Deus Pai estejam com vocês,

Jacy P. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário